QUAL O CONCEITO DA AUTOMAÇÃO NOS DIAS DE HOJE?

A automação industrial traz inúmeras vantagens competitivas no mercado, como o aumento da produtividade, redução de custos, aumento da qualidade e flexibilidade no processo de fabricação, redução drástica da margem de erro nos processos, dentre tantas outras.

Sabemos que a automação da operação de tarefas pode impactar diretamente a forma como vivemos a vida. Para entendermos melhor sobre isso, organizamos uma série de informações sobre qual o conceito da automação nos dias de hoje.

O QUE É A AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL?

A automação industrial é o uso de sistemas de controle como computadores ou robôs, e tecnologias de informação, para operar diferentes processos e máquinas de forma a otimizar tarefas que outrora foram executadas manualmente ou mecanicamente.

Uma das principais finalidades da automação é trazer mais autonomia a equipamentos e maquinários, fazendo assim, com que esforços humanos sejam constantemente reduzidos, trazendo segurança e reduzindo as falhas.

Devido ao grande avanço da tecnologia nas últimas décadas, a automação se tornou indispensável para as empresas que desejam manterem-se competitivas no mercado.

Na economia global moderna, a fim de que empresas se mantenham lucrativas, é necessário reduzir o máximo de resíduos de seus processos para torna-los enxutos e eficientes, com uma produção consistente e de alta qualidade.

DE QUAIS FORMAS A AUTOMAÇÃO PODE AFETAR NOSSO COTIDIANO?

A automação tem o poder de mudar grandemente a forma como vivemos e impactar na qualidade de vida da população. Citamos alguns exemplos de como isso pode acontecer:

  • Reduzir custos

A redução de custos nos diferentes processos de produção e prestação de serviços é vantajosa para os empreendedores, tornando o negócio mais lucrativo.

Consequentemente, uma das facetas mais notáveis da automação é fazer com que produtos e serviços se tornem acessíveis financeiramente a uma parcela cada vez maior de pessoas na sociedade.

  • Melhorar o atendimento ao cliente

Com a redução de falhas humanas nos processos, o resultado final de produtos e serviços prestados é mais satisfatório para o consumidor final.

  • Promover segurança

Ao aprimorar a realização de tarefas através de softwares e hardwares, a interação humana com trabalhos potencialmente danosos à saúde, é diminuída, trazendo mais qualidade de vida a todos os envolvidos nos processos.

  • Facilitar o cotidiano de pessoas comuns

As tecnologias de automação são muito eficientes na resolução de problemas, que afetam diversas áreas na sociedade.

Alguns exemplos são: promover avanços na saúde na área de medicamentos e cirurgias, soluções de transporte, fornecimento cada vez melhor de variedades de alimentos de qualidade nos centros urbanos, etc.

COMO A AUTOMAÇÃO IMPACTA O MERCADO DE TRABALHO?

No passado, as grandes fábricas empregavam centenas ou milhares de trabalhadores que operavam de forma mecanizada. Portanto, o avanço da tecnologia trouxe novas formas de operar através de máquinas motorizadas.

Muitas pessoas podem enxergar esse avanço como uma substituição negativa da força de trabalho humana, fazendo com que haja uma perda de empregos em massa.

Porém, apesar de ser considerada a substituição das tarefas manuais pelas automatizadas, a automação não significa definitivamente que essas máquinas roubem empregos.

Mesmo que alguns empregos deixem de existir, outros virão.

A World Economic Forum publicou uma pesquisa que afirma que o aumento dos maquinários e da automação eliminará cerca de 85 milhões de empregos até 2025, porém ao mesmo tempo, se espera que 97 milhões de novos empregos sejam criados – uma adição de 12 milhões de empregos.

As próximas gerações trabalharão em empregos que ainda não existem. Portanto essa nova era, requer uma busca por criatividade, qualificação e inovação.

DESVANTAGENS DA AUTOMAÇÃO

Uma das mais proeminentes desvantagens da automação são os altos custos iniciais de aquisição, configuração e implantação de hardware e software de automação industrial.

Isso pode fazer com que algumas empresas adiem seu processo de automação. Mas enquanto isso, essas empresas podem avaliar de perto seus processos e eliminar as fontes de desperdício para que quando a automação vier, seja aplicada de forma inteligente.

É importante entender qual o conceito da automação nos dias de hoje para que se aproveite de forma eficiente o que ela tem a oferecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *