Automação Industrial no Mercado Mineiro

O estado de Minas Gerais detém uma vasta gama de atividades industriais. Do setor agrícola à construção civil, cada vez mais a demanda pela automação industrial no mercado mineiro tem crescido. Dessa forma, novas empresas especializadas na área têm surgido simultaneamente ao aumento da oferta de cursos profissionalizantes.

As empresas que mais investirem em automação industrial no mercado mineiro são as que terão mais chances de se destacar em uma cena cada vez mais competitiva e tecnológica.

A automação industrial eleva os níveis de produtividade, melhora a qualidade dos produtos e serviços, enquanto reduz os custos e aumenta a segurança. Saiba por que apostar em automação industrial em Minas Gerais:

PRINCIPAIS SETORES QUE UTILIZAM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL EM MINAS

Agronegócio:

Em 2017 Minas Gerais configurou oito de seus municípios entre os 100 maiores do agronegócio brasileiro (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, PAM 2017).

A produção diversificada e fatores favoráveis como clima, recursos hídricos e facilidade de escoamento dos produtos, certamente garante uma maior estabilidade dos negócios agrícolas.

Porém, precisamos destacar a crescente utilização de tecnologia de ponta. Colheitadeiras são capazes de colher, limpar, separar e embalar grãos e feno, por exemplo, o que otimiza toda uma cadeia de serviços, reduzindo custos de maneira drástica.

Segundo a Embrapa, a região sul de Minas é a maior produtora de café do Brasil. Minas Gerais também é líder de produção de leite e seus derivados no país.

Mineração:

Minas Gerais é o estado brasileiro com maior atividade mineral do Brasil. A crescente produção de bens minerais em Minas, destaca a existência de jazidas de minério de ferro, ouro, diamante, fosfato, zinco, alumínio, calcário e rochas ornamentais.

A Vale – empresa mineradora que é líder do setor no Brasil – tem forte atividade no estado de Minas.

Porém, apesar de toda essa presença dentro do estado, o aumento das exigências ambientais, maiores distâncias de transporte e baixos preços, têm comprometido a lucratividade das mineradoras.

Por causa disso, o desenvolvimento de novas tecnologias de automação como mecanização, fluxo otimizado de equipamentos e materiais e o monitoramento do desempenho em tempo real são algumas iniciativas urgentemente necessárias para o enfrentamento dessas novas demandas.

Construção Civil:

Uma das áreas que pouco sofreu em Minas Gerais devido à pandemia do Covid-19 foi a construção civil. Segundo a economista e assessora econômica Ieda Vasconcelos para o Estado de Minas, o crescimento foi de 6,5% no ramo em Minas Gerais em 2020.

Por ser uma área que demanda muita tecnologia, as expectativas são boas para a automação industrial nesse cenário. Modernizar os processos de produção não é opcional para as construtoras.

Painéis de comando, quadros de distribuição bem dimensionados, barramento blindado, nobreaks, sistemas de monitoramento e afins, reduzem significativamente os custos e torna todo o processo mais ágil.

Além dessas áreas em destaque, o estado de Minas possui inúmeras indústrias e setores que têm alta demanda por automação. Reflorestamento, geração de energia, indústria de transformação, armazenagem e siderurgia são exemplos.

COMO SE PREPARAR PARA O MERCADO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL EM MINAS

Com o crescimento da automação industrial, uma vasta gama de novos empregos são gerados. Com isso a busca por qualificação deve ser uma prioridade para quem tiver interesse em se destacar.

Para quem é de Minas e deseja encontrar algum curso na área, deve-se atentar às principais instituições que disponibilizam esse tipo de curso profissionalizante.

FIEMG, COLTEC e IFMG oferecem cursos técnicos em automação industrial. O Senai MG oferece uma opção à distância para quem tem preferência por cursar remotamente.

Faculdades como UNA, UniCesumar e Facuminas oferecem opções de graduação em automação industrial, robótica, etc.

As opções são diversas e em grande parte acessíveis. Um caminho de muitas oportunidades aguarda quem apostar em automação industrial no mercado mineiro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *