Mercado da Automação industrial: tendências e profissões em alta!

Entenda como está o mercado da automação industrial para profissionais que desejam ingressar neste nicho, confira também profissões que são tendência da área.

Em um mundo que se desenvolve em velocidade jamais vista e indústrias extremamente competitivas, o mercado da automação industrial tem ganhado cada vez mais destaque enquanto cresce em meio a novos desafios.

O uso de tecnologias e dispositivos de controle automático dos processos industriais vem diminuindo a intervenção humana de forma significativa, e alcançando um desempenho superior ao controle manual.

POR QUE AUTOMATIZAR?

A automação tem o poder de aumentar a produtividade, otimizar os custos de operação, melhorar a qualidade dos produtos, reduzir a necessidade de checagens, aumentar os níveis de segurança, etc.

Em face de tantos benefícios, a área da automação oferece novos nichos de trabalho todos os anos aumentando a demanda por novos produtos e serviços.

Com mais dinheiro sendo investido em automação industrial, robótica, softwares e acessórios, espera-se que a inovação virá despertando ainda mais o mundo para essa área também conhecida como indústria 4.0: a quarta revolução industrial.

FORTES TENDÊNCIAS NA ÁREA DA AUTOMAÇÃO

Com o mundo cada vez mais conectado à internet, a Internet das Coisas (IoT) está se tornando um tópico amplamente discutido e explorado. O termo Internet das Coisas quer dizer basicamente conectar quaisquer dispositivos à internet e entre si, incluindo telefones, cafeteiras, máquinas de lavar, lâmpadas, fones de ouvido e tudo mais o que pudermos imaginar.

É de fato um conceito muito inovador e que tem o potencial de impactar grandemente a forma como vivemos e trabalhamos.

A área da Robótica também tem estado cada vez mais em alta, visto que robôs fornecem uma alternativa ao trabalho humano, especialmente para tarefas repetitivas e que são realizadas em ambientes perigosos.

A indústria automotiva continua sendo a principal usuária de robôs em sua linha de produção, mas a tendência é que a robótica venha a se expandir cada vez mais em diversas áreas.

EMPREGOS NA ÁREA DA AUTOMAÇÃO

O impacto da automação na força de trabalho já é muito visível em vários países do mundo. Prevê-se que nos próximos anos, diversos tipos de trabalho se tornarão obsoletos devido à automação.

No entanto, mais trabalhos têm sido criados do que perdidos nas últimas décadas. Por causa disso, é razoável concluir que a automação continuará a oferecer mais chances de emprego.

Trabalhadores de diversas qualificações e níveis poderão se beneficiar dessas oportunidades. Entretanto, essa nova era de empregos requer uma busca ampla por qualificação, criatividade, inovação e um ótimo serviço de atendimento ao público.

Embora uma vasta gama de funções seja substituída por impressoras 3D, robôs e inteligência artificial, simultaneamente outros tipos de empregos têm sido criados. O progresso na tecnologia tem aumentado salários, eficiência e melhorado a qualidade de muitos produtos e serviços enquanto custos têm sido reduzidos.

Recentemente, o Senai propôs uma lista de ocupações em áreas diversas na tecnologia e automação que prometem estar em alta até 2023. Algumas delas são:

Condutores de processos robotizados: Profissional responsável por conduzir processos através de um software integrado aos processos de negócios para automatizar determinadas atividades, minimizar erros humanos e maximizar a produtividade. Essa área promete um crescimento de 22,4% até 2023.

Técnicos em mecânica veicular: Profissional que mantém a condição funcional do veículo ouvindo as reclamações dos operadores; realiza inspeções, repara falhas de motor, repara avarias de sistemas mecânicos e elétricos, substitui peças e componentes, dentre outras atividades. Essa profissão tem expectativa de uma taxa de crescimento de 19,9% até 2023.

Engenheiros ambientais e afins: Trabalham para prevenir, controlar ou remediar quaisquer perigos ao meio ambiente usando seu conhecimento em engenharia. Seu trabalho pode se concentrar em tópicos como eliminação de resíduos, erosão e poluições. Essa área promete um crescimento de 19,4% até 2023.

Pesquisadores de engenharia e tecnologia: Profissional que atua no desenvolvimento e design de novos produtos e tecnologias; otimiza os processos técnicos, máquinas e sistemas existentes e também cria novas tecnologias e inovações. Espera-se que essa profissão obtenha um crescimento de 17,9% até 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *