O impacto da inteligência artificial na indústria

Hand holding lightbulb with cloud computing and technology icons such as laptop computer graph.Cloud technology management big data include business strategy , customer service.

A inteligência artificial gera rapidez, eficiência e qualidade os produtos, tornando as empresas mais lucrativas e competitivas no mercado!

A inovação é fundamental para toda empresa que queira se manter competitiva no mercado. E quando pensamos em modernização no campo industrial, não dá para dissociar de práticas e processos que envolvam a inteligência artificial.

Para se ter uma ideia, segundo dados do relatório realizado pela Accenture sobre Inteligência Artificial, a previsão é que os lucros das empresas cresçam em torno de 38% até 2035.

Graças a novas tecnologias da inteligência artificial, a indústria poderá atingir elevados picos de desenvolvimento. Neste sentido, toda empresa que ambicione estar no futuro ou se manter ativa nos negócios precisa investir em inteligência artificial.

Mas o que é de fato a inteligência artificial e como ela se aplica a realidade da indústria?

O que é inteligência artificial?

Conhecida pela sigla IA ou AI (artificial intelligence), a Inteligência artificial pode ser entendida como um avanço tecnológico que permite que máquinas se comportem como seres humanos.

O que isso quer dizer? A partir de dados e sistemas altamente avançados, a inteligência artificial possibilita que máquinas adquiram características que eram estrimamente de seres humanos, como pensar, aprender, reagir, tomar decisões.

No ramo da indústria, a inteligência artificial passa de simples comandos e código de programação para ações mais complexas de aperfeiçoamento nos processos baseadas em um enorme banco de dados.

Inteligência Artificial na indústria

Mas como podemos visualizar a inteligência artificial no dia a dia da indústria? De que maneira a indústria poderá ser ajudada por essa tecnologia?

De inúmeras formas!  Vejamos um exemplo bem simples. Enquanto um determinado processo industrial que envolve, por exemplo, controle de temperatura, pressão, fluxo e liquidez em valores específicos, podem ser administrados com imprecisão por um ser humano.

Esse mesmo procedimento pode ser conduzido por máquinas com dados precisos e calculados de uma maneira que a mente humana não é capaz, gerando um resultado muito mais assertivo e de qualidade.

Portanto, a máquina poderá usar os dados, avalia-los e tomar decisões por conta própria, administrando todo o processo da forma mais adequada as condições apresentadas.

A inteligência artificial pode gerar processos cada vez mais eficientes! Imagine uma indústria trabalhando 24horas por dia, 7 dias por semana, corrigindo erros e aperfeiçoando cada vez mais o processo?

Além da alta produtividade, o resultado implicará em produtos de alta qualidade e baixo preço!

Um impacto que poderá ser sentido com o uso da Inteligência Artificial envolve a ideia da manutenção preditiva. O que isso significa?

Que as manutenções poderão ocorrer antes que o erro aconteça, portanto o processo não precisará ser parado ou interrompido como ocorre hoje nas manutenções preventivas.

A indústria funcionará a todo vapor; com correções e aperfeiçoamentos realizados durante o trajeto.

Um ponto importante a ser entendido é que a inteligência artificial possibilita relatórios com dados muito mais precisos e informações mais abrangentes permitindo que a empresa fortaleça pontos fracos e intensifique pontos fortes, ajudando a tomada de decisões.

Inteligência artificial gera flexibilidade!

Outro impacto significativo da inteligência artificial na indústria é a adaptação às mudanças no mercado. Boa parte dos processos da indústria hoje são rígidos e engessados.

É difícil mudar tanto o maquinário quando os comandos quando um produto precisa ser substituído ou mudado. Neste novo formato de fábrica inteligência, é possível desenvolver produtos diferentes e ao mesmo tempo, podendo ser ajustado conforme a demanda.

E o melhor! A inteligência artificial não é uma tecnologia voltada apenas grandes empresas.

Em países mais desenvolvidos como os Estados Unidos e algumas nações da Europa, médias e pequenas empresas utilizam a inteligência artificial como parte do processo.

As empresas brasileiras, infelizmente, têm pouco ou quase nenhuma tecnologia digital nos processos, o que as torna ainda mais atrasadas no cenário mundial da indústria!

Leia também:

– 7 vantagens de automação industrial para as empresas!

O que é Big Data? Entenda como deixar sua empresa mais competitiva!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *