DICAS DE LIVROS E MATERIAIS PARA INICIANTES NA AUTOMAÇÃO

Um bom estudante de automação pratica a leitura constante de bons materiais de estudo. Se você está iniciando na área não pode deixar de ler livros como Automação Industrial na Prática de Frank Lamb, ou Automação de Processos Com Linguagem Ladder e Sistemas de Luiz Alberto Roque.

Nesse texto traremos estas e mais dicas de livros e materiais para iniciantes na automação, pagos ou gratuitos.

  • Automação Industrial na prática – Frank Lamb

Esse importante livro se tornou um guia fundamental para o profissional da automação industrial desde novatos a especialistas.

O livro apresenta variados assuntos incluindo engenharia mecânica, produtos e vendas, funções dentro da indústria da automação, técnicas de desenvolvimento de máquinas, sistemas de manufatura e negócios, etc.

O livro conta com tabelas, gráficos e imagens explicativas que facilita a compreensão dos tópicos abordados.

É previsto o uso deste material para professores e alunos de Controle e Processos Industriais no Pronatec.

  • PLC S7- 1200 Teorias e Aplicações – Curso Introdutório – Francesco Prudente

Esse livro traz de forma didática e explicativa conteúdo completo sobre controladores lógicos programáveis que são essenciais atualmente em qualquer atividade dentro da automação.

Se você possui apenas conhecimentos normais do Windows esse livro foi desenvolvido para você. Ele trará com exemplos, ilustrações e aplicações práticas o conhecimento que precisa em PLC.

É possível adquirir esse material em sites como Amazon e Submarino, mas também está disponível de forma gratuita no site Gênio Informações Online.

  • Engenharia de Sistemas de Controle – Norman S. Nise

Norman Nise é professor grandemente reconhecido do departamento de Engenharia Elétrica e da Computação da Califórnia State Polytechnic University.

Um de seus livros mais relevantes internacionalmente é o Engenharia de Sistemas de Controle.

Um livro sobre a análise e o projeto de sistemas com realimentação. É um escrito reconhecido por suas explicações altamente claras e completas, e voltado para a resolução de problemas: habilidade requerida de profissionais da automação.

É um livro repleto de exercícios que estimulam a avaliação das habilidades adquiridas.

É possível comprar pela internet tanto o livro físico quanto no Kindle.

  • Automação de Processos Com Linguagem Ladder e Sistemas Supervisórios – Luiz Alberto Oliveira Lima Roque

A linguagem Ladder é uma linguagem de programação desenvolvida para CLP’s  e é uma das principais ferramentas utilizadas na automação industrial.

Por esse motivo esse livro é tão relevante para estudantes e profissionais de automação e se tornou material de apoio para o estudo universitário.

Sua escrita e organização destacam-se pela excelente didática, abordagem pedagógica e diversificada.

Estudantes das engenharias podem se beneficiar com o conteúdo bem como qualquer profissional que vise dominar de forma prática e teórica os processos de automação controlados pela linguagem Ladder.

CURSOS ONLINE GRATUITOS

O site da Altus – Impulsionar Por Desafios oferece uma ótima oportunidade de curso online e gratuito de uma aula por semana enviada por e-mail, de conteúdo introdutório à Automação Industrial.

Você receberá materiais diversos de conteúdos como funcionamento de controladores programáveis, pirâmide da automação, instrumentação industrial, etc.

O Canal do Youtube WR Kits também tem disponibilizado uma série de vídeo-aulas sobre projetos de automação de uma maneira clara e didática para quem está mergulhando no universo da automação.

MATERIAL EM INGLÊS

Uma importante ferramenta para quem deseja se tornar um profissional da automação é a língua inglesa, visto que esse universo traz consigo grande carga de conteúdo internacional.

Abaixo listamos dois livros reconhecidos no universo da automação com suas versões em inglês:

  • Introduction to Industrial Automation – Stamatios Manesis, Geaorde Nikolakopoulos

Esse livro fornece conhecimento fundamental em automação industrial, e forma uma base bem estruturada sobre a qual é possível crescer e se especializar em diversas áreas dentro da automação.

  • Manufacturing – Design, Production, Automation and Integration – Beno Benhabib

Texto abrangente que examina o design, prototipagem e fabricação de produtos de engenharia e enfatiza os desenvolvimentos modernos em modelagem de sistema.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *