SOFTWARES GRATUITOS PARA INICIANTES NA AUTOMAÇÃO

Uma série de ferramentas está disponível para os estudantes e profissionais da área da automação. Dentre elas, os softwares gratuitos para iniciantes na automação são indispensáveis para os que querem aprender a programar.

A automatização dos processos certamente proporciona a melhoria contínua das atividades de uma organização, otimizando recursos, tempo, espaço e sem dúvidas, tornando as operações mais seguras. Trazemos abaixo algumas opções de softwares que você pode encontrar gratuitamente para começar a programar:

Machine Expert Basic – Schneider

Para que máquinas possam competir na nova era digital, esse software oferece importantes soluções para os desenvolvedores de sistemas operacionais.

Essa tecnologia traz chaves para conectividade de produtos e controle de borda, tecnologia em nuvem que fornecem análises e serviços digitais.

Esse software está desenvolvido em três categorias:

  1. Produtos conectados

Com diversas oportunidades e diversidade, visando integração entre produtos, permite que os produtos estejam conectados para atuação, medição, monitoramento de nível de dispositivo, trazendo inovação e praticidade.

  1. Controle de borda

Esse software está preparado para IoT. Dessa forma os fabricantes de máquinas podem obter benefícios da web interfaces e nuvem.

Arquiteturas de referência comprovadamente testadas e validadas, que oferecem o design aberto e conectado, e sistemas interoperáveis baseados nos padrões da indústria.

  1. Aplicativos, análises e serviços

Com excelente integração entre máquinas e as camadas de TI, permite assim, a coleta e agregação de dados prontos para análise.

Os benefícios são maior tempo de atividade e a capacidade de encontrar informações de forma rápida, obtendo assim operações mais eficientes tanto para os fabricantes quanto para os usuários.

Easy PLC – Nirtec

É possível utilizar o Easy PLC Software Suite de forma prática em seu computador pessoal para realizar simulações e treinamento em controle de automação.

A característica chave do Easy PLC é que ele emula o funcionamento de um CLP (Controlador Lógico Programável), utilizando as linguagens de programação que são campeões de popularidade entre os programadores no mundo todo como, Ladder, Grafcet, Script e Funções de Blocos Lógicos.

O sistema é didático, ensinando o usuário a usar os sistemas de controle automáticos mais utilizados na indústria apenas operando seu próprio computador, juntamente com o software de programação PLC e uma interface de entrada/saída.

Zelio Soft Schneider

Esse software configura relés inteligentes Zelio Logic, projetado para o gerenciamento de sistemas de automação simples.

Ferramentas importantes do Zelio Soft segundo os fornecedores:

  • Programar em linguagem Ladder;
  • Simular, monitorar e supervisionar;
  • Realizar Download e Upload de programas;
  • Imprimir e customizar arquivos;
  • Compilação automática;
  • Ajuda Online.

Esse software é compatível com Windows 7, 8.1 e 10.

Clic Edit – WEG

O Clic Edit permite que o usuário crie seu próprio programa em linguagem Ledder ou blocos lógicos de funções. É possível criar a programação e ainda simular sua operação sem ser necessário interagir com o hardware (CLIC).

É necessária a utilização de um computador ou notebook para a operação desse software para a realização da programação que estrutura o programa a ser aplicado ao rele.

CURSO DE AUTOMAÇÃO DA MAESTEC

Os profissionais da automação industrial são os responsáveis pelos grandes avanços dos processos industriais, trazendo tecnologia e inovação ao mercado.

O curso de Automação Industrial visa capacitar seus alunos a atuarem nos diversos segmentos da área, que cresce todos os anos e é vasta em oportunidades de trabalho.

Como empresa referência em soluções em automação, a Maestec atua no fornecimento de serviços de automação, elétrica e instrumentação para indústrias em todo país.

Dessa forma, pensando na demanda de bons profissionais no mercado, a Maestec em breve lançará um curso para aqueles que desejam se profissionalizarem na área da Automação Industrial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *