AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL X PANDEMIA

Não há dúvidas sobre o impacto negativo da Pandemia do Coronavírus nos diversos ramos de negócios. Quando o assunto é automação industrial, por outro lado, há uma expectativa positiva devido à sua característica inerente ao distanciamento social.

Para sobreviver, diversos ramos de negócios precisaram dar um grande salto no tempo em direção à automatização de processos. Nesse texto trazemos informações relevantes sobre esse novo cenário da automação industrial X pandemia:

CRESCIMENTO DA ROBÓTICA E AUTOMAÇÃO NA PANDEMIA

A demanda na empresa de Claus Risager – empresário no ramo da robótica – aumentou consideravelmente no último ano desde o início do surto de Coronavírus.

Segundo ele, sua empresa Blue Ocean Robotics, com sede na Dinamarca, experimentou um aumento extraordinário nas vendas de robôs desinfetantes em 1000% este ano.

Hospitais, escolas, centros de vendas, aeroportos como London Heathrow, têm alta percepção do público em relação à higiene. Por isso, tais empresas precisam demonstrar ações em prol da segurança contra o vírus durante a Pandemia.

A Agência Ernst & Young afirmou através de uma pesquisa que 39% das empresas globais estão acelerando seus planos de automação.

Esse dado foi reiterado pela fala do economista Ricardo Balistiero: “Se a pessoas não estavam trabalhando, quem fez esse papel certamente foram as máquinas. Então, houve um processo de aceleração da automação.”

SITUAÇÃO ATUAL NO BRASIL

A área da construção civil em Minas Gerais, pouco sofreu até o momento em decorrência da Pandemia. O Estado de Minas publicou um crescimento de 6,5% no ramo em Minas no último ano.

A construção civil é uma área que demanda muita tecnologia. Durante a pandemia, empresas que já estão preparadas com maquinários modernos, puderam dar continuidade nos projetos mesmo com redução do pessoal.

Algo a se considerar também, é que a construção civil foi classificada pelos governos como atividade essencial, mantendo assim sua frente de trabalho ativa.

Por outro lado, o setor automotivo vem sofrendo com a queda do fornecimento de componentes no mercado internacional somada às paralizações durante a Pandemia.

“Em paralelo a isso, há também a diminuição das vendas em função da paralisação dos grandes centros urbanos pela segunda onda da Covid”, diz Kalume Neto, da Jato Dynamics.

Apesar disso, é importante considerar o que têm sido demonstrado em vários ramos manufatureiros: Quanto mais as empresas estiverem avançadas em termos de automatização, mais chances terão de não sofrerem tantos impactos causados pela Pandemia.

POR QUE É NECESSÁRIO AUTOMATIZAR DURANTE A PANDEMIA?

O crescimento do trabalho remoto durante a Pandemia aumentou a necessidade de atividades não dirigidas pessoalmente.

Indústrias que dependiam muito de operações manuais, como armazéns ou frigoríficos, agora estão dando lugar aos sistemas automatizados.

No lugar das máquinas convencionais operadas manualmente, o trabalho à distância através da teleoperação tem ganhado importância.

Não se trata, porém, de uma substituição por completo de operações manuais por robôs, mas de se analisar as vantagens inquestionáveis, que são tendência em todo o mundo, no que se trata de automatização de processos.

A PANDEMIA ACELEROU A DIGITALIZAÇÃO

Segundo uma pesquisa do Instituto Global McKinsey, a interação digital com os clientes nas empresas acelerou o equivalente a muitos anos em apenas alguns meses.

Segundo dados da pesquisa, essas mudanças estão ocorrendo cerca de 25 vezes mais rápido do que nos anos anteriores à pandemia.

A mudança tem impactado profundamente o mercado de trabalho, fazendo com que empresas de todos os setores se adéquem ao trabalho remoto, criando novos sistemas de operação online e gestão de pessoas à distância.

Essas novas adaptações também implicam em uma grande procura dos empregadores por trabalhadores com maior qualificação tecnológica e na área da automatização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Share via
Copy link
Powered by Social Snap