VAGAS PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Vagas para automação industrial podem ser encontradas nas mais diversas áreas da indústria. Dentre elas, podemos destacar os seguintes setores: farmacêutico, químico, metalúrgico e eletrônico, os quais lideram em avanço no Brasil, consequentemente em oportunidades de trabalho.

O MERCADO DA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Sabemos que o futuro do emprego será bem diferente do panorama atual. Estima-se que nos próximos 10 a 20 anos, muitas carreiras que conhecemos agora, não mais existirão.

Essa expectativa vem em decorrência do crescimento exponencial da tecnologia em todo o mundo. Qualquer negócio ligado a algum tipo de tecnologia está em alta.

Isso faz com que todas as áreas de produtos e prestação de serviços evoluam seu modelo de negócio para um mais inteligente, utilizando-se da automatização de processos para um melhor desempenho e redução de custos.

MELHORES OPORTUNIDADES NO BRASIL

As maiores oportunidades de vagas para automação industrial no Brasil, sem dúvida se encontram na região Sudeste.

São Paulo e Minas Gerais sucessivamente são campeões de vagas devido ao número de grandes indústrias que se localizam nos dois estados.

Alguns exemplos de indústrias líderes em seus respectivos ramos no Sudeste são: Grupo Teksid em Metalúrgica, EMS Indústria Farmacêutica, Air Liquide Indústria Química e a B2W em Eletrônicos.

Além do Sudeste Brasileiro, as Regiões Sul e Nordeste oferecem diversidade de oportunidades. Os setores agrícola, automobilístico e alimentício são áreas promissoras para vagas de emprego em todo o país.

ENCONTRANDO VAGAS DE EMPREGO

Alguns sites de vagas de emprego podem nos manter sempre atualizados sobre novas oportunidades na área da automação industrial.

Estes são alguns sites mais buscados por vagas para automação industrial. Para quem já está cursando os dois últimos anos de Automação Industrial, os sites CIEE e NUBE são indicados para encontrar vagas de estágio e processos seletivos de forma atualizada.

É necessário estar sempre atento ao seu perfil profissional e aos requisitos da vaga para que sua busca seja assertiva.

Optar por pequenas empresas pode ser uma ótima ideia para quem está procurando por vagas. Fábricas locais têm demanda contínua por profissionais de automação. Essa pode ser uma ótima fonte de emprego, além de contribuir para a aquisição de experiência e know-how.

DIFICULDADES NOS PRIMEIROS ANOS

É preciso ter uma expectativa realística sobre os primeiros anos de atuação na área. É bem provável que no início de carreira seja necessário enfrentar longas jornadas, trabalhos potencialmente sujos e desconfortáveis de serem realizados.

Faz parte da jornada do profissional da automação, mas em alguns anos desempenhando um bom trabalho é possível afunilar para sua área de especialização e aumentar a expectativa de salário.

SABER INGLÊS É UM DIFERENCIAL PARA VAGAS

Algo impossível de ignorar sobre o universo tec é a língua inglesa. Muitos termos técnicos conhecidos na área da tecnologia são em inglês.

Além disso, você precisará ter contato com conteúdo de estudos de fora do país para aprimorar seu conhecimento, visto que países desenvolvidos estão anos à frente do Brasil na área da automação industrial.

Nessa área o profissional precisa ter contato com livros técnicos, textos instrutivos e normativos, manuais, etc. Tudo isso em inglês. Um candidato familiarizado com a língua inglesa certamente terá mais chances de se sobressair.

A DEMANDA PELA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL NO MUNDO

As indústrias automotivas, de manufatura pesada, e eletrônica são as maiores forças motrizes por trás da necessidade de técnicos e engenheiros de automação industrial.

A Associação Australiana de Minas e Metais declarou que existem US$41 bilhões em projetos de mineração previstos para os próximos anos segundo o portal Insider Guides.

Segundo a informação, esse planejamento pode resultar na criação de 21.000 novas vagas para automação industrial nos próximos cinco anos.

A busca por aumentar a competitividade no mercado global é acirrada, fazendo assim necessários profissionais qualificados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *