A vital importância da automação para a mineração

Ao lado do setor agrícola, a mineração representa um dos mais importantes pilares da economia brasileira. São mais de 50 bilhões de dólares movimentados por essa indústria anualmente e são centenas de milhares de empregos diretos e indiretos ligados ao setor.

Além do mais, a mineração é uma das maiores portas de entrada de dólares no país, equilibrando o câmbio e melhorando o poder de compra dos brasileiros.

A Situação Atual

Mas apesar da vital importância econômica, muitas empresas do ramo minerário ainda estão no início da jornada de automação da produção no que diz respeito à alta tecnologia digita empregada. Há muitos equipamentos antigos em operação, os quais demandam muita intervenção humana e consequentemente, apresentam menor produtividade.

A redução da demanda internacional por minério, por conta da desaceleração econômica agravada pela pandemia, complica ainda mais o cenário para as empresas que por acaso estiverem com produtividade baixa, o que eleva ainda mais a pressão por inovações automatizações de processos.

As Tecnologias Disponíveis

Por ser um produto de baixo valor agregado, um dos principais componentes do preço do minério é o transporte, desta forma, a automação no transporte do material é uma das chaves de ganho de competitividade. Isso pode ser feito através da ampliação da malha de correias transportadoras, bem como da utilização de caminhões autônomos ou remotamente controlados no interior das plantas.

Outra inovação que a automação tem permitido é a utilização de britadores móveis automáticos, ao invés da prospecção por escavadeiras simples, um exemplo deste tipo de tecnologia pode ser visto no projeto S11D da Vale, que é uma mina altamente automatizada que opera sem o sistema de barragens.

A digitalização também permite que várias máquinas tradicionais (como tratores e caminhões) possam ser operados remotamente a partir dos escritórios da mina ou até mesmo em outra localidade, reduzindo o risco humano e permitindo uma mensuração maior da produtividade do equipamento.

Com este tipo de investimento, as grandes mineradoras acabam elevando muito sua produção e consequentemente, sua competitividade no mercado externo. A boa notícia é que várias dessas tecnologias já estão disponíveis para pequenas e médias mineradoras.

Os recentes avanços têm permitido que os equipamentos tenham seus preços cada vez mais reduzidos. Soluções como as que a Maestec oferece, podem mudar o cenário operacional de uma mineradora e coloca-la na rota das grandes operações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *