A automação industrial é uma boa para sua empresa?

Está na dúvida se automatiza ou não seu negócio? Neste artigo organizamos os pontos chaves para você refletir se vale ou não a pena o investimento!

A automação industrial consiste basicamente em transformar os processos geridos por força humana por atividades realizadas por máquinas e sistemas inteligentes.

Essa não é uma ideia nova no mercado, mas apenas agora que médias e pequenas empresas têm percebido nessa tecnologia possibilidades de crescer e alavancar o negócio.

A automação industrial tem deixado de ser um atrativo apenas para as grandes empresas, como também uma vantagem competitiva para empreendimentos de pequeno porte.

Mas uma dúvida que paira na cabeça de muita gente é, como a automação pode ajudar o dia a dia da minha empresa?

Na verdade, a primeira pergunta que precisa ser respondida é: a sua empresa precisa de fato da automação industrial?

Entender se a automação funcionaria ou não nos processos do seu negócio é fundamental para seguir o passo a passo da implementação na prática.

A automação industrial é para você?

Para saber se a automação é uma boa ou não, você tem que entender algumas questões importantes.

A automação não precisa ser em todos os processos.

A ideia da automação 4.0 e principalmente dos pilares de integralidade não são para todas as empresas. Isso mesmo! Nem toda fábrica precisa que todos os processos sejam automatizados. Há etapas, principalmente estratégicas que são mais produtivas se forem realizados por uma equipe.

Essa frase parece contraditória, já que o objetivo principal da automação é justamente gerar rapidez e eficiência, mas como podemos ver no exemplo da Tesla, nem sempre essa ideia se comprova.

Na montadora de carro elétricos, o Elon Musk acabou por concluir que alguns resultados estavam abaixo do esperado, justamente por se usar em algumas etapas a automatização. Por isso, o CEO teve que recontratar alguns profissionais para assumir novamente as funções que estavam sendo operadas por robôs.

Claro, a pesquisa é tudo! Por isso, avalie com calma os processos do seu negócio e veja o que seria vantajoso para ser substituído.

Quais áreas precisam performar melhor?

 

Os setores que você precisa gerar mais eficiência e rapidez coincidem com processos que podem ser substituídos por máquinas e sistemas?

Estude a estrutura da sua empresa, e veja o que há no mercado que faria a diferença no dia a dia da sua produção. Uma verdade a ser dita é que quase todo tipo de negócio pode receber algum nível de automação.

Hoje negócios simples como escritórios de advocacia têm tido processos automatizados em áreas, como gestão de documentos, atendimento ao cliente, marketing, entre outras.

Por isso, dificilmente sua empresa não terá um setor que precise de automação, principalmente se tratar de uma fábrica.

Avalie a concorrência!

Neste ponto não queremos apenas sugerir a avaliação da concorrência, como também de empresas semelhantes que são destaque no mercado. Veja como modelos de negócios parecidos com o seu utilizam a automação industrial nos processos.

Isso ajudará a saber em quais áreas investir e como investir. Nada melhor que se espelhar em quem está dando certo.

Conheça as vantagens da automação

Se você não conhece todas as vantagens da automação industrial, converse com um especialista da área ou leia muito a respeito. Artigos sobre o assunto lhe darão uma noção dos principais componentes que regem esse tipo de tecnologia e como ela resultará na prática na sua empresa.

Abaixo alguns pontos chaves da automação:

– Rapidez nos processos;

– Aumento da produtividade;

– Padronização de processos;

– Redução de custos;

– Ampliação de funcionamento;

– Precisão das atividades;

Previsão concreta de resultados

Um aspecto importante é entender em números reais os resultados de uma possível implementação da automação industrial.

Para isso, mapeie cuidadosamente os processos e mensure como a aplicação de determinados métodos da automação industrial resultaria na prática.

A avaliação de dados trará possibilidades de resultados mais assertivos quanto a previsão.

Leia também:

7 vantagens da automação industrial para a sua empresa!

–  Como funciona a automação industrial?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Share via
Copy link
Powered by Social Snap