Indústria 4.0: entenda o que melhorou em empresas renomadas que aderiram a esta estratégia

Que a indústria 4.0 faz parte da mais estratégica e eficiente forma de trabalho você já sabe.

Mas qual será o efeito que ela tem proporcionado dentro das empresas que aderiram a essa evolução?

Provavelmente bastante positivo!

Garantir um trabalho correto, com mais eficiência e agilidade e com dados assertivos e concretos, são só algumas das vantagens da chamada quarta revolução industrial.

Pode ter certeza de que essas empresas estão conquistando resultados muito interessantes e que ainda por cima estão planejando diversas oportunidades de crescimento devido à maior eficiência da produção.

Quer saber quais são elas e o que evoluiu nos seus processos?

Então acompanhe esse artigo.

Hoje você vai saber!

 

O que aconteceu nas empresas que aderiram à indústria 4.0?

Listamos aqui alguns exemplos em grandes empresas, mas não desanime caso você esteja em uma mais enxuta.

Algumas parecidas com a sua, que apostaram na indústria 4.0, também estão usufruindo de muitos benefícios.

A ideia é que você se inspire nas ações das organizações maiores e nos resultados que elas conquistaram para que reflita nas oportunidades para a sua indústria com todas essas inovações.

 

1 – ThyssenKrupp

Na unidade de autopeças, localizada em Poços de Caldas, Minas Gerais, todo o processo produtivo é feito com base no conceito de fábrica inteligente.

Para você ter uma ideia, a produção de 700 mil módulos por ano, que teria que ser feita com 200 funcionários, é realizada com apenas 72 nessa unidade.

Isso mesmo! E não foi só a produtividade que aumentou. O índice de retrabalho foi consideravelmente reduzido, o que é bem interessante para o bom andamento da produção.

 

2 – Volkswagen

Uma das maiores indústrias de automóveis do mundo, a Volkswagen, lançou esse ano, na fábrica do ABC paulista, um laboratório de realidade virtual para todos os seus processos produtivos.

A ideia é apostar em equipamentos próprios da indústria 4.0 para entrar no projeto de forma virtual e assim ter um monitoramento minucioso dele, além de informações estatísticas fidedignas.

Ainda falando das empresas automobilísticas, a Mercedes-Benz e a Ford já têm atuado com impressoras 3D para o desenvolvimento de peças e a fábrica da Ford de Betim, em Minas Gerais, já utiliza exoesqueletos.

 

3 – Vale

A Vale, uma das maiores empresas de mineração do mundo, chegou a economizar 50,5 milhões de dólares em estratégias ligadas a inteligência artificial e digitalização de processos.

A aposta para 2018 é uma economia de 100 bilhões de dólares com os benefícios que a indústria 4.0 pode proporcionar.

Para deixar isso ainda mais interessante, ao identificar problemas com os sensores dos pneus dos caminhões que transportam minério, a empresa implantou melhorias nos seus processos e garantiu um aumento de 30% na vida útil desses pneus.

Quer saber quanto fica isso em dinheiro? Simplesmente 5 milhões de dólares!

 

Gostou de saber quais são algumas das empresas que aderiram à indústria 4.0?

Mas não pense que só as grandes organizações precisam da quarta revolução industrial permeando por todos os cantos da indústria.

As pequenas empresas também devem apostar nessa inteligente alternativa para a evolução dos seus processos e dos seus resultados.

Avalie essa possibilidade de investimento!

Pode ter certeza de que você vai economizar muito, além de agilizar consideravelmente a sua produção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *