Conheça os benefícios da automação industrial para a economia de energia

Entenda como a automação industrial pode ajudar na economia de energia elétrica

 

Entre os diversos benefícios da automação, um deles chama bastante a atenção dos donos de indústrias: a economia de energia elétrica!

Em primeiro lugar, você deve saber que esse resultado acontece graças à modernidade dos equipamentos, que quando não estão em uso, reduzem consideravelmente o gasto de energia.

Com toda essa inovação tecnológica, a diminuição nesse consumo é excelente não só para reduzir as despesas das empresas, mas também para o bem do meio ambiente e de toda a sociedade.

Mas afinal, por que é tão importante a economia de energia elétrica?

Antes de ser positiva para o seu bolso, essa economia é essencial para o mundo, uma vez que grande parte da energia é proveniente da força das águas.

É por isso que as hidrelétricas ficam sempre perto dos rios, geralmente nos que possuem descida. Ocorre então a instalação de grandes turbinas, que são giradas justamente com a força das águas.

Ou seja, a energia só é gerada graças à água e é por isso que a economia é tão importante.

Quanto menor o consumo de energia, menos água é utilizada. Ou, ao contrário, quanto maior o consumo, maior a quantidade de água do meio ambiente é necessária.

Além disso, se usarmos muita energia, mais hidrelétricas precisam ser instaladas e maior o risco de destruição de florestas, de mudança no curso dos rios, de eliminação do habitat de animais, além de retirada de comunidades do local.

Mas cuidar do meio ambiente é só um pedaço do processo. Fazer a sua parte na economia de energia ainda te ajuda a diminuir consideravelmente as despesas da sua empresa.

Isso é muito importante porque esse valor pode ser revertido inclusive para ações mais estratégicas no seu negócio, aquelas que realmente vão te ajudar a crescer.

Quer saber mais sobre como a automação industrial pode te auxiliar na economia de energia elétrica? Então confira nos tópicos a seguir!

1 – Motores inteligentes

Substitua motores ineficientes por outros de maior eficiência para a economia de energia elétrica.

Eles ainda vão aumentar a sua confiabilidade e a produtividade do processo e reduzir muito o tempo de paradas.

2 – Iluminação eficiente

Altere a sua iluminação atual por uma mais efetiva.

Dependendo das lâmpadas que escolher, você pode economizar até quatro vezes mais, além de garantir uma durabilidade doze vezes maior.

Os sensores de presença também são ótimas alternativas para a economia de energia elétrica, pois eles desligam automaticamente as luzes quando não tem ninguém no local e só são ligados novamente com a presença de uma pessoa.

3 – Sistema de gerenciamento de energia

Esse sistema tem o objetivo de monitorar, controlar e otimizar o consumo de energia.

Ele mede o consumo, identifica equipamentos com mau funcionamento e potenciais economias e ainda audita a medição.

Essas são algumas opções para a economia de energia elétrica dentro da sua indústria.

Se ficou interessado, navegue no site da Maestec Soluções em Automação.

São diversas alternativas de serviços disponíveis para você aumentar a eficiência do seu processo, além de fazer uma ótima economia de energia elétrica.

Você vai sentir muitos efeitos positivos no seu bolso, mas vai também ajudar o meio ambiente e toda a sociedade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *