7 vantagens da automação industrial para sua empresa

A verdade é que são incontáveis os benefícios da automação industrial não só para as empresas, mas para a sociedade como um todo

 

A produção em larga escala e a melhora na produtividade só foi possível graças aos investimentos em automação industrial.

É a partir dela que as empresas alcançaram mais eficiência e rapidez em uma parte considerável dos processos.

Investir em automação industrial não é, portanto, apenas uma escolha, mas uma necessidade de empresas que queiram se manter competitivas no mercado.

Tendo em vista que a tecnologia está cada vez mais atrelada ao futuro das operações dos serviços e produtos.

Para você entender como a automação industrial pode beneficiar sua empresa, citaremos abaixo algumas vantagens.

Rapidez

A substituição do trabalho humano por uma máquina ou um comando de computador torna as atividades muito mais rápidas. A velocidade na realização das atividades pode aumentar em escalas elevadas, já que um ser humano está passível de falha, cansaço e imprecisões.

Além do mais, uma máquina pode operar 24 horas por dia, 7 dias de semana.

Monitoramento remoto

As atividades podem ser operacionalizadas e monitoradas à distância. A automação permite que softwares sejam utilizados para registrar e monitorar todos as atividades ligadas à automação industrial.

A vantagem é que os sistemas são integrados, permitindo que tudo seja operado em perfeita sincronia.

É possível ainda estabelecer uma conexão Wi-Fi ou pela internet para se comunicar a partir de uma distância muito maior. Os sistemas podem ainda ser baseados em sinais de rádio, infravermelhos ou Bluetooth.

Além do monitoramento, os sistemas geram uma série de dados e informações que podem ser mensuradas pelo gestor para melhora na produtividade ou aperfeiçoamento do programa.

Segurança dos colaboradores

Um dos pontos altos da automação industrial é a proteção dos funcionários. Atividades perigosas ou repetitivas podem ser substituídas por máquinas, o que traz proteção a equipe da sua empresa e reduz o índice de acidentes de trabalho.

Eficiência

Uma das vantagens de ter um sistema automático trabalhando para você é a precisão.  Tudo é realizado exatamente da mesma forma, aumentando o nível de qualidade e padronização dos serviços ou produtos.

A escalabilidade é um dos resultados da eficiência.

Aumento na produtividade

Como consequência de todos os benefícios citados acima, um dos resultados é o aumento da produtividade. Graças a automação, as empresas podem funcionar por mais horas, sem perder qualidade nos resultados finais.

Isso permite, não só que se produza mais com menos, como também preços mais baixos e competitivos.

Redução de custos

Os custos com folha de pagamento são um dos aspectos mais procurados pelos empresários.

A automação industrial permite que haja menos pessoas na operação, portanto reduzindo diversos custos ligados a pagamento, férias, planos de saúde, entre outros benefícios.

Além do uso inteligente dos recursos que também proporciona economias e redução de gastos na operação como um todo.

IMPORTANTE! Entenda que a automação industrial não é um problema na sociedade por gerar redução de uso da mão de obra humana. Com a modernização, as pessoas tendem a desempenhar menos tarefas repetitivas e a trabalhar em cargos e funções mais voltados para as habilidades criativas e racionais.

Consumo eficiente de energia e recursos!

Os sistemas da automação industrial são programados para usar apenas o necessário em cada operação, o que em uma atividade humana é muito difícil de ser realizado.

A automação industrial proporciona consumo de vários recursos, o que contribui para a sustentabilidade e para preservação da natureza.

Qual é a sua opinião?

Ficou com alguma dúvida? Tem algum benefício que queira acrescentar? Basta deixar seu comentário abaixo. A equipe Maestec terá todo prazer em responder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *