Como está acontecendo a indústria 4.0 no Brasil? O cenário é positivo?

Quer saber como está acontecendo a indústria 4.0 no Brasil?

Nada mais justo, afinal, essa revolução industrial é essencial para a competitividade das empresas em todo o mundo.

Mas será que por aqui o cenário é tão positivo quanto em outros países?

As empresas estão apostando nas inovações ou será que existem dificuldades?

São justamente esses pontos que você vai descobrir ao ler o artigo de hoje.

A nossa intenção é que as informações te ajudem a entender o contexto da indústria 4.0 no Brasil para que faça as ações necessárias para garantir a competitividade da sua empresa no mercado.

Vamos à leitura?

 

Como a indústria 4.0 tem impactado o mercado global?

Especialistas acreditam que a indústria 4.0 deve movimentar o mercado global em 15 trilhões de dólares em 15 anos.

No mundo, empresas como GE e Intel, além de outras voltadas a tecnologia, bem como universidades e institutos de pesquisa, têm atuado de forma a vencer desafios técnicos.

Entre eles estão a criação de referências e padrões para que dispositivos e máquinas se comuniquem de forma transparente, além da segurança assertiva para a troca de informações sensíveis.

Para garantir esses objetivos e proporcionar uma maior colaboração entre os profissionais, foi criado em 2014, nos Estados Unidos, o chamado Consórcio de Internet Industrial, ou IIC.

As 250 pessoas de 30 países associadas acreditam que o mundo já tem tecnologia suficiente para criar soluções inovadoras, mas é importante estruturar projetos pilotos que coloquem em prática as novas ideias.

 

Mas afinal, como está a indústria 4.0 no Brasil?

Foi criada em 2016, no Brasil, a ABII, Associação Brasileira de Internet Industrial.

Ela foi justamente inspirada na IIC e tem como meta inserir o país nessa revolução, divulgando e fortalecendo a Internet Industrial por aqui e criando um espaço de discussões sobre o tema, inclusive com intercâmbio de negócios e tecnológico com parceiros internacionais.

A promoção do desenvolvimento econômico e a geração de emprego também fazem parte dos objetivos da associação.

Apesar do esforço, especialistas apontam que o Brasil ainda está em uma transição da Indústria 2.0, marcada pelas linhas de montagem e pela energia elétrica, para a 3.0, que consiste na automação por meio de eletrônica, programação e robótica.

Para chegarmos no nível da Alemanha, por exemplo, teríamos que instalar cerca de 165 mil robôs industriais. Só que atualmente instalamos em média 1,5 mil por ano.

Fazendo uma conta por alto, se continuarmos nesse ritmo, levaremos mais de 100 anos para alcançar esse patamar.

O bom é que na fase em que a tecnologia está, não precisaremos mais passar por todo o processo de modernização fabril que esses países passaram. Isso já é um grande passo!

Enfim… é claro que nem precisamos mencionar que a crise econômica e política impactam muito na nossa evolução.

Mesmo assim, ela pode sim acontecer.

Quer saber como?

Então leia o próximo tópico!

 

Como a indústria 4.0 pode acontecer de maneira mais assertiva no Brasil?

A indústria 4.0 vai acontecer no Brasil se: as políticas de governo forem estratégicas e inteligentes, os empreendedores tiverem visão e proatividade e as instituições de pesquisa e acadêmicas garantirem uma boa formação de profissionais baseada em um desenvolvimento tecnológico próximo da indústria.

Fora isso, é essencial a criação de startups focadas em Big Data, nuvem, Analytics, segurança e automação em software e em robótica avançada, novos materiais, manufatura aditiva, energias sustentáveis e simulação no campo da engenharia.

Mas como ficam as empresas que já atuam em um desses segmentos?

Seria bem interessante se elas revessem e reformulassem um plano consistente para entender o contexto e aplicar, se necessário, novas tecnologias em suas operações.

 

Agora você já percebeu que a indústria 4.0 no Brasil está acontecendo de forma lenta em comparação com outros países, certo?

Mas se todos fizerem as suas partes, com certeza em pouco tempo o cenário será muito mais positivo.

Pense nisso!