Conheça 7 vantagens de fazer um projeto de automação na sua empresa e saiba como ele impacta no seu resultado

Conheça 7 vantagens de fazer um projeto de automação industrial e saiba como ele impacta no seu resultado

 

Ter um projeto de automação industrial é uma ótima alternativa para alavancar os resultados da sua empresa.

Isso acontece pelo simples fato de ele melhorar o desempenho de um processo, o que garante maior agilidade e eficiência na realização dele.

Mas afinal, o que é automação industrial?

Basicamente, ela envolve sistemas dinâmicos capazes de controlar e realizar de forma automática, por meio de um computador ou uma inteligência artificial, diversos tipos de produções dentro das indústrias.

Esse sistema de computador executa comandos e tarefas que operam determinado equipamento industrial ou linha de produção. Eles ainda possuem processadores e sensores que permitem a obtenção de dados durante todo o período de produção.

Essa é a definição, mas e quais são os benefícios da automação industrial?

São diversas as vantagens, que somadas fazem toda a diferença nos seus resultados. Ao ler os tópicos a seguir você provavelmente vai entender o que está faltando para ser mais competitivo no seu mercado.

Separamos as 7 principais. Quer saber quais são elas? Então leia a seguir!

1 – Aumentar a produtividade

O processo de automatização agiliza a produção, o que garante um serviço feito com muito mais rapidez do que seria se realizado por funcionários.

2 – Melhorar a qualidade

Além da agilidade, a tarefa é feita com mais qualidade e eficiência por conta da capacidade das máquinas e da precisão do sistema computacional.

Sem erros humanos, os processos são melhor regulados e controlados. Assim o seu produto terá uma qualidade maior no resultado final.

3 – Reduzir os custos

Ao optar por um sistema de automação industrial, você precisará arcar com um custo para a instalação do maquinário. Porém, esse valor se paga rapidamente devido ao aumento considerável da produtividade.

Além disso, você terá uma economia maior na sua folha de pagamento porque não precisará de funcionários para a realização das tarefas.

As máquinas também diminuem a criação de resíduos e materiais, o que vai garantir mais uma boa economia.

4 – Proporcionar maior competitividade

Já imaginou como a sua empresa vai melhorar o nível de serviço e reduzir o prazo de entrega de produtos com o aumento da produtividade e da qualidade nos processos?

É isso que fará com que passe à frente dos seus concorrentes e não só porque vai vender mais mercadorias, mas também porque vai economizar dinheiro e tempo e assim poderá estruturar ações ainda mais estratégicas para o seu negócio!

5 – Minimizar acidentes

Quem trabalha com indústria sabe que os acidentes de trabalho estão entre os maiores problemas enfrentados.

Pessoas manuseando máquinas perigosas é realmente um risco para qualquer empresário, que pode ter grandes dores de cabeça se algo acontecer com um de seus colaboradores.

O bom é que a automatização te deixa livre desse problema, pois ela reduz consideravelmente e até elimina esse tipo de situação, uma vez que a maioria das máquinas funciona com movimentos pré-programados no computador e, portanto, não requer nenhum tipo de contato humano.

Elas podem inclusive operar em ambientes com temperaturas extremas e com processos químicos perigosos tranquilamente!

6 – Permitir o monitoramento remoto

Os computadores permitem que você faça um monitoramento do trabalho de automação industrial de determinada distância, o que é extremamente útil para acompanhar as tarefas de onde estiver.

Assim você pode supervisionar o processo caso precise se ausentar da empresa por um período, por exemplo.

7 – Auxiliar nas estratégias de negócio

O computador fornece indicadores que te auxiliam a entender o seu processo e também a estruturar melhor as estratégias corporativas.

Isso ajuda na sua tomada de decisões, no maior controle das operações e na redução considerável dos riscos, sem que precise de um supervisor e de várias horas de auditoria.

Se você quer ter todos esses benefícios e melhorar os processos da sua companhia, entre em contato com a Maestec, uma empresa de soluções em automação industrial que tem exatamente o que você precisa!

Ela desenvolve projetos básicos, detalhados e até específicos, de acordo com a sua necessidade. Todos feitos com muita qualidade e excelência. Pode apostar!

Entre em contato e solicite agora mesmo um orçamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *